Oferecimento:

domingo, 9 de dezembro de 2012

0

Importância da Contabilidade

Assunto:
       A contabilidade durante muitos anos foi encarada como uma despesa. Isso mesmo, despesa, parece engraçado, mas os controles contábeis foram durante muito tempo vistos como uma obrigação fiscal apenas. Emitir cupom fiscal, fazer a escrituração de livros de registros contábeis, e o pior, deixar tudo para o último mês do exercício contábil e não lembrar mais de onde saiu isso, ou quanto baixou e entrou de mercadoria no estoque, que modelo de mensuração de estoque usar (PEPS, MPM, etc), ter que fazer no final o tão complicado inventário de final de ano.

       Tudo isso acabou, a contabilidade não usa mais a escrituração manual, o SPED (Ver na Wikpédia) mudou tudo isso. A contabilidade tributária ainda existe e é importante, mas, paralelamente surgiu a contabilidade gerencial, que tem como principal objetivo prover a administração de informações relevantes para tomada de decisões. Hoje os relatórios mais importantes no nível gerencial são extraídos dos módulos dos softwares contábeis.

       E por falar em software, ta aí outra importante mudança provocada na contabilidade. Lembra que dissemos que a contabilidade tinha o chato dever de promover o inventário de final de ano, que nem sempre as baixas nos estoques se davam imediatamente após a transação? Pois é, na década de 90, um novo conceito de software surgiu, chamados de ERP, esses sistemas tinham como principail característica serem totalmente integrados. O que antes se resumia a informações isoladas em sistemas independentes, em cada departamento nas empresas, hoje o ERP une num mesmo banco de dados (SGBD) todos os dados da empresa, evitando retrabalho, desencontros de informações e garantindo aumento da produtividade e da consistência das informações.

       Mas para que tudo isso funcione é necessário que a empresa mantenha, além de um escritório próprio ou terceirizado de contabilidade fiscal, é importante também que tenha um departamento, nem que seja multi-setorial, mas que possa cuidar da gestão da empresa, ou o que chamamos na contabilidade, controladoria.

       No link ao lado, há uma lista de dicas de como manter sua contabilidade melhor organizada (link).






       
Sobre o Autor:
Souza. Q. S. Souza. S. Q. Visualize a página do autor



Esta publicação, assim como este blog tem caráter meramente informativo. Não deve ser considerado para o efetivo exercício da contabilidade. Para isso existe o site www.cpc.org.br - Consulte-o sempre, bem como as leis em vigor e publicações de orgãos normativos.

This publication, as well as this blog is merely informative. It should not be considered for the effective exercise of accounting. For this there is a site www.cpc.org.br - refer to it often, as well as applicable laws, regulatory bodies and publications.

0 comentários:

Leia as regras antes de comentar!


Prova
Estatísticas