Oferecimento:

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

0

Um pouco de História

Assunto:

Segundo a Wikipédia, há relatos de que as primeiras manifestações contábeis datam de cerca de 2.000 a.C, com os sumérios.
Num mercado baseado na troca de mercadorias, a contabilidade servia para definir quanto alguém possuía de uma determinada mercadoria e qual o valor de troca dessa mercadoria em relação a outra.
    A contabilidade iniciou-se empiricamente com Leonardo Fibonacci e depois o monge Luca Pacioli
, principal divulgador do método das partidas dobradas, encerrou-se a fase empírica e menos organizada da contabilidade a partir do século XV. A chamada escola inglesa (Francis Bacon, Locke, Hume) contestou o excesso de especulação científica e concebeu o Empírico como um critério determinante do que seria ciência ou não (indução empírica, segundo o sociólogo Pedro Demo).

       Outra dificuldade que se encontra no estudo da matéria, principalmente no Brasil, é a dos trabalhos científicos sobre contabilidade não raro sofrerem de um excesso de experimentalismo, o que tem prejudicado o desenvolvimento da matéria em várias áreas. Muitos desses trabalhos foram classificados até o final da década de60 como de economia aziendal, um ramo da economia proposto pelos italianos e outros estudiosos europeus, passando a prática contábil e, particularmente, a escrituração, a ser mais conhecida como contabilidade aplicada. Apesar da conotação econômica, a economia aziendal ressaltava os vínculos contábeis com disciplinas administrativas e matemáticas. Por essa característica, foi criticada pois sua estrutura se pareceria com um "sistema de ciências". Assim, no Brasil, prevalece a abordagem acadêmica da essência econômica, deixando de ser destacada em primeiro nível as relações profundas com outras ciências observadas na contabilidade aplicada.


    
Veja texto completo em (Wikipedia)








Sobre o Autor:
Souza. Q. S. Souza. S. Q. Visualize a página do autor



Esta publicação, assim como este blog tem caráter meramente informativo. Não deve ser considerado para o efetivo exercício da contabilidade. Para isso existe o site www.cpc.org.br - Consulte-o sempre, bem como as leis em vigor e publicações de orgãos normativos.

This publication, as well as this blog is merely informative. It should not be considered for the effective exercise of accounting. For this there is a site www.cpc.org.br - refer to it often, as well as applicable laws, regulatory bodies and publications.

0 comentários:

Leia as regras antes de comentar!


Prova
Estatísticas